Benefício - Conseguindo o Material do Cateterismo Vesical

02/04/2015 16:10

Uso em média 5 sondas por dia, 150 por mês, ou seja gastaria em torno de R$150 reais. 

Alguns meses depois que comecei a fazer o cateterismo vesical minha avó descobriu que eu tinha direito a receber o material pela prefeitura gratuitamente e o processo foi o seguinte:

Primeiro ela foi no fórum da cidade, lá foi encaminhada a um promotor público que a instruiu em requisar uma receita com meu urologista constando a quantidade e quais os materiais eu precisaria para a sondagem, você pode incluir luvas, xilocaína, soro, e também deve estar escrito que o uso desses materiais será contínuo.

Após estar com a receita em mãos a levamos ao promotor e o mesmo encaminhou o processo para que eu recebesse todo o material gratuitamente pela prefeitura, já que o processo foi para juizado especial levou apenas cerca de dois meses para que eu começasse a receber, entretanto até hoje a ´prefeitura não fornece todo mês, principalmente em anos de eleição quando as licitações são atrasadas devido as campanhas eleitorais e também no início e final de ano, nesses meses era obrigado a comprar, mas infelizmente nem todas as familias tem condições de comprar todo o material do cateterismo mesmo que apenas em alguns meses do ano, então pensei em uma simples solução:

Na hora de pedir a receita para seu urologista peça para que ele inclua algumas sondas a mais assim nos meses que você receber sobrarão algumas que podem ser guardadas e aproveitadas nos meses em que a prefeitura não fornecer, já que a validade das sondas uretrais é de 24 meses não têm problema em ficarem alguns meses acumulando o suficiente para passar pelos períodos sem fornecimento.

Tenho como um dos planos futuros para o blog começar uma rede de doação de materiais de cateterismo para famílias carentes de todo o Brasil para assim não somente auxiliar portadores de mielo com informações mas também com materiais que melhorem a sua qualidade de vida.

Vitor Hugo Medeiros do Nascimento

Tem 25 anos, ensino superior incompleto em Direito. Foi portador de mielomeningocele, hidrocefalia, pés tortos congênitos, bexiga neurogênica, fez 15 cirurgias.