Benefícios da natação para crianças com Mielo

28/02/2015 17:23

A espinha bífida conhecida como um tipo de deformidade congênita provocada pelo não fechamento de dois ou mais arcos vertebrais durante a formação da coluna vertebral na gestação, é classificada em três níveis: mielomeningocele, meningocele e oculta.

O foco do estudo foi a mielomeningocele, por ser o tipo mais comum e mais grave de espinha bífida, em que ocorre extravasamento do canal medular e, conseqüentemente, uma perda parcial ou total das funções motoras e sensitivas abaixo do nível da lesão.

Há o conhecimento de que os comprometimentos físicos e neurológicos causados pela lesão medular são irreversíveis, mas estudos buscam ainda, identificar possibilidades de melhorias na saúde destes indivíduos através da prática de exercícios físicos.

A natação é uma modalidade esportiva bastante desenvolvida em programas de atividade física para pessoas com deficiência, de acordo com alguns estudos, esta prática traz importantes benefícios, como: melhora do tônus muscular, força, flexibilidade, condicionamento cardiorrespiratório, melhora da autoestima, integração social e outros.

A partir do acompanhamento do programa de atividade física, pôde-se observar melhorias na aptidão física da criança. De acordo com evidências mostradas pelos testes físicos realizados antes e após o programa de treinos, somado aos relatos da mãe, identificou-se que a natação pode ser uma prática que trouxe benefícios importantes para o desenvolvimento de criança com mielomeningocele. Foi identificado melhora da força muscular dos membros inferiores, porém não houve melhora do equilíbrio dinâmico e agilidade.

Pôde-se observar, com desenvolver das aulas, a melhora da autoestima da criança, independência para realizar as atividades propostas e aprendizado nas atividades propostas.

Minha experiência:

Eu pratiquei natação dos 6 aos 18 anos, sempre gostei de nadar, fui instruído pelo meu ortopedista Dr. Ivan Ferraretto, devido a ausência de impacto, eu podia praticar esse esporte livremente sem dores nos joelhos e pés.

Quando criança eu gostava de ir para a natação por que lá minhas capacidades físicas eram iguais às das outras crianças. Como meus braços não foram afetados pela Mielo, mesmo sem utilizar muito as pernas para nadar eu ainda conseguia competir com as outras crianças e muitas vezes ganhava o que não acontecia em outros esportes e isso fez com que minha confiança aumentasse muito, por isso recomendo a todos, não só portadores de mielo, que pratiquem este esporte.

Se quiser ler o estudo inteiro sobre os benefícios da natação Clique Aqui

Vitor Hugo Medeiros do Nascimento

Tem 25 anos, ensino superior incompleto em Direito. Foi portador de mielomeningocele, hidrocefalia, pés tortos congênitos, bexiga neurogênica, fez 15 cirurgias.